segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Resenha: A invenção de Hugo Cabret

Autor (a): Brian Selznick
Editora: S.M.
Páginas: 533
ISBN: 9788576752035
Classificação: 5.0

"Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. Esgueirando-se por passagens secretas, Hugo cuida dos gigantes relógios do lugar: escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento das máquinas.
A sobrevivência de Hugo depende do autômato: ele tenta se manter invisível porque guarda um grande segredo, que é posto em risco quando o servo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto.
Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e um homem mecânico estão no centro desta intricada e imprevisível história, que, narrada por texto e imagens, mistura elementos dos quadrinhos e do cinema, oferecendo uma emocionante e diferente experiência de leitura."


Bem, "A Invenção de Hugo Cabret" é um livro que me chamou atenção quando o vi pela primeira vez. Acho que foi o título, mas quando comecei a ler vi realmente que não poderia deixar este livro fora de meu blog.

Hugo antes de ficar órfão morava com seu pai em Paris, mas quando o pai de Hugo decide passar mais uma noite na relojoaria que trabalha tudo muda. Um dos funcionários não percebeu que o pai do menino estava lá dentro, e trancou a porta do quartinho onde o pai consertava um brinquedo para Hugo. Hugo foi percebendo que o pai não chegava logo, e estranhou, pois seu pai sempre chegava no horário certo. Foi quando a criança recebe a noticia de que seu pai morrera em um incêndio dentro da fábrica, e sem, poder sair do quarto onde estava, acabou morrendo por lá.

Hugo então, decide ir ver o local do acidente, e é lá que encontra um bonequinho de ferro, feito com peças de relógio, chamado autômato aquele boneco passa a ser a base central da vida de Hugo. Mas é quando Hugo começa a passar fome, então é obrigado a roubar leite e croissant de um café na cidade. Quando Hugo começou a roubar peças na loja de brinquedos, o dono George logo percebeu, e deu uma lição em Hugo fazendo-o trabalhar no local. Hugo continha um caderno onde estavam as informações sobre como montar o autômato, mas o velho George acaba pegando o caderno de Hugo sem querer devolver.

Hugo então parte para uma nova aventura, que coloca-rá o menino em riscos terríveis.

"O tempo pode pregar todo tipo de peças. Num piscar de olhos, bebês aparecem em carruagens, caixões desaparecem na terra, guerras são ganhas e perdidas e as crianças se transformam, feito borboletas, em adultos." (Hugo Cabret - Pág. 209)


4 comentários:

  1. Gabriel, só assisti o filme, mas já deu para ter noção do quanto a história é bonita! O livro deve ser ótimo mesmo...

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Biel,
    Eu peguei uma parte do filme, mas não consegui terminar de assistir, mas pela quantidade de Oscar's que ele ganhou, de fato, tanto o filme como o livro devem ser incríveis.
    Beijos,
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Confesso que tenho curiosidade em ler esse livro, mas a sua resenha me deixou super interessada. Mesmo. Não sabia que esse era o assunto, acho que apenas o fato de ser aventura me chamou atenção, hhahhaha.

    Beijos,
    orocardovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Essa citação no final já me conveceu, preciso ler esse livro.
    O filme já estava pendente na minha lista, mas o livro ganhou prioridade.

    ResponderExcluir